Sobre o Curso

A UFABC é a única universidade brasileira que oferece o curso de Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica.

Retiramos um breve trecho do projeto pedagógico das engenharias da UFABC que descreve o posicionamento no mercado e o perfil do Engenheiro de IAR egresso do curso:

“A necessidade de eficiência na produção, tendo em vista fabricação de produtos de alta qualidade e desempenho, bem como a  inspeção de instalações industriais exige, nos dias de hoje, uma base de formação do engenheiro bastante extensa em  instrumentação, automação e robótica. Esta é uma área estratégica para o Brasil, e requer a capacitação de pessoal de forma a  contribuir para avanços científicos e tecnológicos. O Engenheiro de Instrumentação, Automação e Robótica é o profissional  responsável pelo projeto e implantação de uma infra-estrutura física capaz de gerar essa eficiência. A concepção dos projetos passa pela aplicação de conhecimentos matemáticos, científicos e tecnológicos que sejam suficientes para a avaliação de sua viabilidade técnica e econômica. Assim, incluem projeto, dimensionamento, configuração, análise de processos, manutenção dos sistemas de controle e automação e segurança.”

“O Engenheiro de Instrumentação, Automação e Robótica será um profissional com formação interdisciplinar, com base conceitual e habilidades para aplicar e integrar técnicas e ferramentas modernas de engenharia. As habilidades e competências que se espera  do Engenheiro de Instrumentação, Automação e Robótica é que ele seja capaz de: Reconhecer sua identidade, no campo do saber- fazer, nesta área da Engenharia; Atuar profissionalmente com responsabilidade social e ética; Atuar profissionalmente integrando equipes multidisciplinares; Participar da especificação, implantação e modernização de sistemas de automação e controle de processos industriais, dimensionando os elementos sensores e atuadores presentes na malha de controle; Definir, em cada situação,  qual é a tecnologia mais adequada para tratar as informações provenientes dos dispositivos empregados; Acompanhar o  desenvolvimento tecnológico e apresentar propostas inovadoras para oferecer solução aos problemas que indústrias e empresas de tecnologia impõem, bem como, desenvolver novos processos industriais; Buscar a integração entre instituições de ensino e  pesquisa para implementação de novas tecnologias.”

Projeto Pedagógico das Engenharias da UFABC

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